quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Por Que Um Data Warehouse?

Você já deve ter feito essa pergunta um numero incontável de vezes - posso lhe afirmar que SIM e o motivo não poderia ser mais simples:

Sua empresa é feita por partes(ou departamentos) e cada parte envolvida fornece seu próprio conjunto de informações, que reunidos dá a visão geral da empresa e cria os alertas de desempenho que vão medir o resultado, comparar com metas estabelecidas ou alertá-lo de perigos.

Cada parte é interrelacionada a outras pelo próprio contexto(estou medindo as vendas e notei que elas cairam num determinado período, ao mesmo tempo as entregas caíram no mesmo período; isso pode ser um dos motivos da queda, ou ainda não houve compras de insumos que possibilitassem uma maior produção; houve menos despesas com compras, logo entrou menos material em estoque, e assim por diante).
Ora, o nosso "famigerado" EDW é o elemento através do qual todas essas partes se relacionam num único ponto, facilitando o acesso à informação corporativa por todos os envolvidos e simplificando acesso aos dados de suporte à decisão. Nas pequenas é um modo de pensar, nas médias e grandes empresas é um imperativo. Um EDW é a imagem de como a empresa se comporta e do que realmente acontece no dia-a-dia.

Ou seja, se vou querer saber algo de uma área da empresa vou ao DW, TENDO A CERTEZA de que os dados que o alimentaram são confiáveis. Isso significa que houve auditorias nos sistemas de produção para garantir que a informação é gerada e armazenada adequadamente para alimentar o EDW.


Este é o ambiente ideal  - Um unico DW e todos os sistemas convergindo para ele; sem intermediários, sem transformações, apenas carga do diário. As agregações e KPIs são criadas por demanda em tempo real - alivio para o pessoal de TI e garantia ao usuário final de que o dado é real e não manipulado. As transformações são criadas conforme o usuário precisa, mas nunca alteradas, apenas copiadas do movimento diário.Quaisquer acertos foram feitos ANTES da carga e devidamente auditados.

Um mundo real, resultados confiáveis e maior participação do usuário. É disso que as empresas precisam para usar o BI cada vez mais no seu dia-a-dia.

Nenhum comentário: