Um conceito muito pouco difundido no mercado é o fato de que a maioria esmagadora das aplicações analíticas é consequência direta dos aplicativos que servem de fonte para a informação. Em 99% dos casos, todos os dados que precisamos para nossas aplicações analíticas já está disponível.
Infelizmente, por atrasos na obtenção dos dados a demanda imediatista de muitos gerentes cria distorções passando para as planilhas a responsabilidade de servir de fonte de dados, o que é por si só uma situação de perigo, na tentativa de diminuir custos e obter informações de melhor qualidade.
Quando se fala em revisão do planejamento x uso da informação então, o risco se torna maior e mais evidente - por outra distorção de conceito as gerências focam seu esforço na programação ao invés de tentar gerar planos de uso da informação corporativa que sejam mais eficazes - sem sucesso. A equação custoxbenefício para BI ou mesmo para a área de TI fica obscura e sem solução.
Uma das coisas que mais prego neste BLOG é uma revisão drástica deste processo, que se não for mudado levará a área de suporte à decisão ao mais profundo limbo como já ocorreu com outras tecnologias. Aproximar TI da área de negócios, simplificar o processo de extração de dados de suporte à decisão e aumentar a flexibilidade destes sistemas é fundamental.
Mais simples, mais objetivo, mais flexível e mais barato - impossível? - absolutamente!! Empresas como Siemens, Volkwagen e muitas outras começaram um esforço neste sentido e obtiveram incríveis reduções de custo sem interrupção de investimentos, além de uma flexibilidade ímpar. O elemento é um banco de dados colunar, no caso da SAND Corporation do Canadá. Os cases podem ser consultados nos links abaixo:
http://www.sand.com/volkswagen-sand-nearline-sap-bw-nearline-achieves-compression-rates-90-infrequently-data-volkswagen-financial-services-ag/
http://www.sand.com/siemens-sand-nearline-sap-bw-costs-data-growth-control/
Estes são apenas exemplos de projetos bem-sucedidos com essa tecnologia, que já investiu muito em pltaforma SAP e precisa de algo para manter investimentos em equilíbrio, mas o que fazer no caso de uma pequena ou média empresa, cá nos "Brasis"?
Estes engenhos colunares podem ser adquiridos aqui mesmo e integrados a planilhas modernas como o Excel 2010 - mas como geradores de relatórios apenas - e reduzir ainda mais os custos com informação. O segredo aqui é otimizar a identificação e uso da informação com Planejamento Estratégico - seria o mesmo que dar uma passo atrás(organizar) e dez passos adiante(integrar e visualizar).
Que tal produzir aplicações analíticas por demanda a custo praticamente zero de projeto e em um ambiente integrado, onde as caracteristicas da empresa e demandas de mercado ditam a informação a ser analisada praticamente em tempo real?
Isto é uma prática que pode e deve ser implementada, basta ter bom senso e revisar os pontos de gargalo, o resultado pode ser muito melhor que se imagina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário