1. O usuário define junto ao analista a lista de informações que deseja ver em seus relatórios;
2. O analista define as extrações que serão feitas para a base de relatórios
3. As cargas são geradas
4. O sistema de visualização baseado no Excel acessa o banco de dados resultante
5. O usuário cria os relatórios que desejar
6. Se faltar alguma informação, volte ao item 1;
No caso de uma template pronta o analista tem menos trabalho - adequar seus dados ao modelo disponível e fazer a carga dos dados; o resto fica como no ciclo acima.
O diagrama abaixo mostra melhor este ciclo:
Este enfoque gera uma considerável economia de recursos e cria uma flexibilidade que aplicações tradicionais de BI não oferecem, porque são demasiadamente complicadas para as necessidades dos usuários. No caso da nossa solução, bastam quatro horas de treinamento e qualquer usuário com conhecimento de Excel pode criar seus próprios modelos locais ou interagir com um analista para pedir os dados de produção.
O custo da solução é no mínimo 4x menor que um modelo similar com os produtos atuais. Alie-se a isso a flexibilidade de criar relatórios livremente, coisa que hoje não é simples. Mas todos sabem usar o Excel ou precisam de treinamento minimo para isso - eis aí uma quebra de paradigma - viva a simplicidade!
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