Tendo criado as tabelas, feito os lançamentos diários - em aberto ou quitados - é hora de calcular saldos. Os saldos são a soma dos valores anteriores às datas correntes que disparam o cálculo do cashflow.
Os saldos são calculados como sendo:
SOMA(CRÉDITOS) - SOMA(DEBITOS)
0 a T-1
SOMA(CRÉDITOS)
0 a T-1
SOMA (DÉBITOS)
0 a T-1
SALDO = ANTERIOR(I-1) + CREDITOS - DÉBITO
Esses saldos devem ser apurados para uma conta "fantasma" - SALDO ANTERIOR - anterior ao período de cálculo do cashflow, informados por um código de conta inferior ao dos lançamentos do periodo, na forma abaixo
(=)SALDO ANTERIOR
(+)RECEITAS
SUBGRUPO
CONTA
(-)DESPESAS
SUBGRUPO
CONTA
(=)SALDO TOTAL
Estarei publicano na próxima semana o conjunto completo de relatórios e oferecendo aos colegas a oportunidade de testar o produto completo antes do lançamento. Para usar o programa basta ter o Offiice 2007 ou 2010 ou então opção de runtime do Access 2010, disponivel no site da microsoft, pelo link:
http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=10910
Nenhum comentário:
Postar um comentário