Já imaginou criar um programa de importação de dados de um arquivo-texto para uma base Oracle em dez minutos, com todo o código gerado automaticamente? Veja o exemplo abaixo:
No exemplo acima importamos uma tabela de contas contábeis para um banco de dados Oracle 11g à razão de 1.300+ registros/segundo; ambas as tabelas possuem o mesmo layout.
Para criar esse job foi feito o seguinte:
a) Definimos uma fonte de dados que era o arquivo-texto delimitado e seu layout
b) Definimos o Banco de Dados como fonte de dados
c) Criamos um serviço(job) de extração
d) Criamos os dois ícones na área de trabalho(ao centro)
e) Atribuimos a cada um dos ícones as propriedades(nome e localização do arquivo-texto e nome da tabela-destino no Oracle)
f) Executamos o job
Tempo total: 10 minutos.
Com um pacote ETL fica mais fácil e estruturado importar dados, consolidar arquivos, fazer transformações diversas quando o assunto é conversão de dados. Em poucas palavras, agora não há mais problemas para se extrair dados de diversas fontes para consolidação em relatórios diversos como demonstrações financeiras.
Essa solução é particularmente útil em ambientes com diversas plataformas e certa complexidade na transformação dos dados; SQL puro em ambientes mais uniformes muitas vezes é mais rápido, cabe a cada equipe definir sua política, mas um produto ETL padroniza as soluções e muitas vezes também agiliza a entrega da solução.
Estamos a partir desta data desenvolvendo serviços para a plataforma open source da Talend e dando treinamento inicial e em breve avançado na ferramenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário