Tenho visto um grande interesse em KPI e sua aplicação - como temos um novo projeto de uma interface semântica para data warehouses(para quem não sabe, uma interface semântica traduz em linguagem "humana" os indicadores gerenciais, permitindo que tanto TI como as áreas usuárias possam analisar a informação e criar KPIs), vamos falar mais sobre o assunto. O tópico numero 1 fala sobre Dicionários de Dados e seu uso em data Warehouses.
Dicionários de Dados e Data Warehouses
Data warehouses são um conjunto de indicadores que mostram o desempenho de uma empresa ao longo do tempo e acompanham as áreas de negócio. Por exemplo, um banco tem cinco grandes áreas de acesso ao mercado:
- Gestão de Perdas
- Gestão de Clientes
- Gestão de Colaterais
- Gestão de Crédito
- Produtos Bancários em Geral
Para cada uma das áreas acima, temos dois níveis de indicadores gerenciais:
a) Indicadores Internos de desempenho
b) Indicadores para satisfazer necessidades regulatórias(BACEN,SOX, Basiléia, IFRS)
Para criar os data warehouses bancários, precisamos ver em cada uma das cinco áreas de gestão(dentro dos sistemas legados e ERP), que informações precisamos para suprir as necessidades de indicadores de desempenho; essas informações formam os acervos de informação que vão ser agrupadas e dar origem aos KPIs, como por exemplo:
- Total de clientes;
- Clientes com operações de empréstimo;
- Valores de empréstimo por grau de risco;
- Valor total das operações regionais por linha de produto.
Dicionários de Dados bem estruturados facilitam o acesso aos inventários de informação de maneira rápida e eficiente, sejam automatizados ou manuais, agilizando o projeto e implementação de modelos decisórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário