Pense em um data warehouse como a versão de suporte à decisão de um ERP - assim como este, um data warehouse pode ser visto como uma coletânea de informações segmentadas que juntas levam a uma noção mais adequada do desempenho corporativo.
Uma grande empresa brasileira recentemente criou para si um ERP Gerencial - uma coletânea de indicadores em diversas áreas que juntos nos permitem dar um "Raio-X" da empresa de acordo com diversos critérios, como linha de produto, período, mercado e muitos outros. O projeto em questão era composto de mais de 80 indicadores em dez áreas distintas, a saber:
- Contabilidade
- Orçamento
- Comercial
- Custos
- Serviços Financeiros
- Ativo Fixo
- Recursos Humanos
- Procurement/Compras
- Impostos
- Tesouraria
Todos esses elementos permitem visões rápidas da empresa em diversos niveis de informação. Os indicadores, por serem parte da visão de uma SA têm grande visibilidade e serão publicados na nossa base de conhecimentos ainda nesta semana. Durante esse período estarei divulgando os nomes e breves definições para referência.
Conforme dito em nossa nota de esclarecimento, vou privilegiar mais as informações sobre modelos de KPIs, templates de planilhas e aplicações de mais alto nivel com planilhas e tecnologias associadas. Aos interessados sugiro fortemente que continuem nos visitando, e agora também estarei publicando novos artigos em Inglês, em nosso novo Blog(com um nome muito "inovador") - Executive BI - também no Blogspot(executivebi.blogspot.com) - todos são convidados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário