sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Big data - Já ouviu falar?

Trata-se da novidade do momento, muito embora não seja algo tão novo assim - denominamos Big Data aos grandes volumes de dados com que as empresas tratam no seu dia-a-dia - estruturados ou não - e que alimentam os famosos data warehouses.
Sua empresa, por menor que seja, lida com Big Data de alguma forma e é importante que esteja preparada para tirar um real proveito disso. No passado contratávamos pessoal caro, consultores altamente especializados e agora tudo  o que precisamos são consultores de bom nível técnico capazes de organizar os acervos de informação de uma maneira relevante para a empresa. Mas como assim? vamos deixar o BI de lado e abraçar o caos? De forma alguma, apenas mudamos o foco da análise de informações para algo muito mais prático, de menor custo e com flexibilidade absoluta.
No passado criar uma solução de BI era uma tarefa complexa e restrita a alguns produtos e inflexível,  além de muito cara - algo como os primeiros ERPs (e alguns atuais).Hoje, basta termos espaço em disco, um computador de capacidade aceitável(e falamos de algo como um pequeno servidor de 8Gb e 1 Tb de disco) para processar alguns bilhões de registros. Um bom analista, os usuários corretos e um mínimo de custo resolvem até os mais complexos projetos de "analytics". Ah, sim, a interface - que tal apenas Excel?
Sim, Big data tem vários níveis e um mesmo conceito - simplificar a vida de quem quer um jeito realmente útil de analisar suas informações e tirar proveito disso. Nos próximos artigos do Blog tratarei mais disso, mas aqui fica a pergunta - que tal fazer a cópia de uma base SAP em servidores de R$ 5mil e criar um ambiente de BI imediatamente após a carga? Nada de dias, semanas ou meses, apeans algumas horas. Soa atrativo? seja bemvindo ao mundo de Big Data.

Nenhum comentário: