Prezados,
Apesar de todo o escárnio com que a ferramenta é tratada, vale lembrar que muitas grandes empresas de software ao redor do mundo centralizam seus esforços no Excel. Cabe aqui o exemplo das empresas VIZUBI(www.vizubi.com) e Relational Solutions(http://www.relationalsolutions.com), que desenvolveram add-ins para o produto com reslutados espetaculares, os quais sugiro fortemente que vocês confiram.
O problema em BI não é a ferramenta, mas o processo que transforma informação bruta em algo que um gestor vá realmente utilizar. Por muitos anos eu vi as grandes empresas empurrando seus softwares caros e complexos e na maioria esmagadora dos casos entregar soluções defasadas e sem a menor flexibilidade, além de dispendiosas. Em um livro eu li que o "essencial é invisível aos olhos" - O mesmo se aplica ao óbvio. Precisamos parar de enxergar conceitos que nos são forçados. BI evoluiu assim com a própria tecnologia que o suporta e se transforma cada vez mais em ciencia de negócios. Simplificar não é pecado - vamos olhar para fora da caixa e desenvolver coisas úteis a nossos clientes.
Em tempo, a nossa primeira plataforma de dados para BI/EDW baseada em interface semântica ou de metadados vai ao ar em agosto para avaliação pelo mercado - espero contar com a sua participação nos testes do produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário