Neste rápido artigo eu vou descrever os elementos de informação presentes em relatórios de análise financeira, no caso de companhias multi-empresa, segundo o formato multi-dimensional:
Quais as dimensões consideradas? Temos basicamente as seguintes dimensões analíticas: Empresa, Centro de Custo, Conta, Grupo Contábil, Grupo Analítico, Ano e Mês, Valor Previsto, Saldo,Meta, Limites de auditoria
1. Plano de Contas - elemento central, de acordo com o modelo proposto pelo SPED Contábil, onde cada empresa possui seu próprio plano; os valores de conta se sobrepõem de forma que podemos ver nos instantaneamente os saldos consolidados e por empresa, mês a mês;
2. Movimento contábil - os lançamentos nas contas - podem gerar os saldos por consulta ou ser base de auditoria;
3. Saldos de Conta - No formato Empresa+ conta+ periodo+saldo
4. Grupos Contábil - Os grupos que constam no Plano de contas, quando projetados sobre os saldos permitem a visualização imediata dos valores dos grupos, por empresa, grupo, periodo
5. Centros de Custo - Seguem o modelo de Grupos de Conta e acrescentam uma dimensão ao modelo
6. Grupo Analítico - Agrupamentos de contas montados pelos usuários e analistas para visualizar algumas áreas específicas; como grupos e centros de custo são definidos apenas uma única vez e se aplicam a todas as empresas e planos de conta
7. Ano e Mês - Períodos de análise dos valores; podemos incluir quartil, periodo fiscal, semestre
8. Valor Previsto - Previsão do valor para determinada conta/grupo
9. Meta - Meta para a conta, como limite máximo e/ou mínimo
10. Limite de auditoria - valores e tempos de alcance de uma meta que servem para indicar distorções: por exmplo: se determinamos meta de venda nós a estipulamos em um prazo - vender 10 milhões em seis meses; se após três meses não chegamos a três milhões isso deve ser encarado como condição de risco.
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