Em primeiro lugar é importante saber que os KPI ou Key Performance Indicators são medidas estratégicas usadas pelos tomadores de decisão para uma de quatro opções:
a) Identificar desempenho de uma ou mais áreas da empresa;
b) Visualizar o desempenho em comparação a um mercado ou grupo de competidores;
c) Visualizar potenciais situações de risco que podem ocorrer sobre áreas da empresa ou desta como um todo;
d) Identificar padrões nos dados da empresa que mostrem situações de negócios potenciais, oportunidades e tendências que não são apontadas diretamente pelos ssitemas da empresa.
No entanto, todos esses tipos de informação devem ter apenas uma fonte - os sistemas de informação existentes e NUNCA padrões ou dados criados manualmente. Os cálculos são gerados em cima de dados chamados de "vivos" que retratam determinada operação de negócios. Em outras palavras, se você usar usas planilhas para criar novos dados em cima de dados "recortados" são grandes as chances de erro.
Dito isso , como criar relatórios confiáveis? Apenas a partir dos sistemas de produção das empresas! Modelos, projeções e outros relatórios analíticos só devem ser criados desta forma sob o risco de criar dados inconsistentes e de baixíssima confiabilidade.
Uma empresa americana (Relational Solutions) criou um produto chamado Excel Builder que pode ser visto nos screen shots abaixo e que pode ser uma boa opção àqueles que desejam criar relatórios diretamente no Excel. O produto se incorpora ao Excel e executa todo o processo de visualização de relatórios dentro da planilha. Sua empresa pode por exemplo criar gabaritos de relatórios gerenciais e distribuí-los aos diretores da empresa, para que estes vejam sempre os relatórios com dados atualizados de qualuqer lugar, bastando um acesso à base de dados corporativa. Aos que se interessarem, estamos negociando a vinda desta ferramenta para o Brasil e podemos enviar maiores detalhes.
Dashboards Criados a partir de consultas
Montagem de consultas a partir de acessos no banco de dados
Nenhum comentário:
Postar um comentário