Este Blog apresenta em seus artigos um conjunto de técnicas, produtos e opiniões para auxiliar gestores de empresa em geral a tirar o máximo seus sistemas de informação e aplicações em geral com vistas à inteligência de negócios.
segunda-feira, 24 de julho de 2023
Então sua empresa quer ser "data driven"
Esse termo tem aflorado como praga nas redes e na imprensa ultimamente. Em poucas linhas, "data driven" quer dizer que sua empresa está usando ou planeja usar dados ativamente no seu dia a dia. Parece simples: juntar pessoas, organizar dados e disponibilizar algumas ferramentas que já estão praticamente prontas para uso. Só que não!Data driven significa que toda a empresa abraça a idéia de usar dados nos processos produtivos e gerenciais, a partir sobretudo de uma cultura comum - embora existam conceitos e processos distintos (e até nomes separados para as mesmas coisas) a cultura da empresa valoriza o conceito único para cada coisa - cliente tem as mesmas definições em toda a empresa, assim como produto, fornecedor e fatura.
Então, você que é gestor precisa antes de tudo ter essa idéia em mente - cultura comum não é problema e sim a chave de uma cultura de dados que adiciona valor às organizações. Não é tecnologia, mas filosofia de trabalho o motor de dados das organizações. De posse dessa filosofia fica mais fácil criar a tal cultura de dados e implantar sistemas fortes de apoio à decisão.
Então resumindo, se sua empresa quer ser realmente "data driven" e não apenas mais uma seguidora das tendências do Gartner Group, seguem alguns passos simples a serem seguidos para o seu total sucesso:
1. Entenda que as fontes de informação da sua empresa estão nos sistemas que ela usa - então, o primeiro passo é unificar os dados e conceitos em todos os sistemas - isso é harmonização de dados.
2. Com os dados seguindo os mesmos padrões e regras, é hora de criar o modelo comum e materializar esse modelo em um repositório físico(banco de dados) - aqui vale qualquer software e hardware compativel com seu orçamento.Você vai criar e carregar esse repositório com seus dados unificados e padronizados.
3. Finalmente, com seus dados disponíveis de acordo com o que empresa precisa no seu dia a dia, crie seus indicadores de resultado, crie consultas e data sets para análises diversas.
Pronto, você tem o que precisa para ser "data driven".
Você pode me dizer: "é muito simples, mas é fácil de conseguir?" - é claro que não!!! Demanda planejamento, negociação e muito esforço intelectual, assim como um bom orçamento, mas com certeza muito menos do que sua empresa gastaria se apenas seguisse a "moda" citada pelos grandes institutos de pesquisa em tendências tecnológica. E estes também recebem para "ditar" as novas tecnologias, logo eu não confiaria tanto.
Seja um gestor melhor - faça aquilo que sua empresa precisa e não o que ela acha que precisa - isso não vem pronto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário