Existe uma grande variedade da tecnologias para a área analítica e todas vendidas como a "cereja do bolo"- mas o que ninguém te fala - pela própria natureza da venda de tecnologia - é que NADA DISSO FUNCIONA SEM UM MODELO DE DADOS ORGANIZADO e um PLANO DE SANITARIZAÇÃO(LIMPEZA) DOS DADOS DA EMPRESA.
A maioria das empresas possui silos ou sistemas isolados e unir essas informações é fundamental para conseguir um plano analítico que forneça resultados reais - informação limpa e única, de verdade.
Logo, não criar um plano de arquitetura de dados para consolidar informações e partir direto para um modelo analítico, sem limpar seus dados é:
- Jogar dinheiro fora;
- Gerar informação inútil, pois nada é confiável.
Pergunte à maioria das seguradoras e bancos desse país que por comodismo e falta de planejamento ainda gera resultados a partir de informação "lixo", sem consistência ou confiabilidade.
Analytics não é apenas comprar o último pacote de visualização de dados e sair gerando milagres; é um processo que leva algum tempo para maturar e precisa dar a seus usuários a necessária confiabilidade para que engenheiros e cientistas de dados possam trabalhar -sem isso, todo esforço é desperdício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário