domingo, 20 de janeiro de 2013

Sistema de Cashflow - Provando a Estrutura de Dados

Ao longo do desenvolvimento do nosso sistema de cashflow, nossa maior preocupação foi fazer com que grande parte do esforço de visualização dos dados estivesse contido nos próprios dados, ao invés de em rotinas complexas de programação que acabariam dificultando a evolução do produto.]

Nossa maior vitória se deu na finalização do projeto, mais precisamente na visualização do próprio cashflow, o principal relatório do sistema. Sua estrutura se baseou numa única consulta, que agrega os lançamentos por suas chaves e permite a criação imediata de um cashflow dinâmico, que varia de acordo com os lançamentos efetuados.

Para ilustrar nosso ponto, montamos a seguinte situação: Um hotel hipotético com um plano de despesas e receitas e lançamentos aleatórios ao longo de um mês(no caso, janeiro de 2013). eis o resultado:

Lançamentos originais agrupados exportados do banco de dados:


Cashflow resultante como tabela Pivot:


Embora ainda em sua versão 1, este cashflow vai evoluir para incorporar a "inteligência" de apurar os saldos de acordo com os saldos de avertura e saldos apurados ao longo do período.O segredo da visualização automática fica por conta do agrupamento das chaves de acesso(empresa, grupo, conta e periodo). Outro detalhe é que por definição entradas são valores positivos e saidas negativos; neste caso não temos estornos, mas retirada ou correção de valores, pois aqui o critério contábil foi descartado.


Nenhum comentário: