quinta-feira, 3 de março de 2011

Existe um caminho mais rápido para BI?

Uma das coisas que temos pesquisado com muita frequência é a possibilidade de criarmos um ambiente mais flexível, onde a informação de suporte à decisão seja criada sob demanda e não mais após longos e dolorosos projetos.
A principal(e até agora a de melhor custo-beneficio) se apoia num duo de produtos: Bancos colunares(para o repositório) e o Excel como interface.

  • Bancos colunares são um tipo de banco de dados de altíssima velocidade que comprime os dados à razões de até 30x1 e gera consultas até 100x mais rápidas, EM UM PC DE "PRATELEIRA", ou seja na faixa de até R$ 5.000 podemos criar um data warehouse completo. Estes bancos são tão poderosos que podemos mover bases de produção inteiras para eles e gerar todos os modelos de informação de nosso interesse(BI sob demanda ou "self-service");
  • Excel - como interface este programa brilha ao recuperar os dados dos bancos e permtir uma formatação de relatórios na velocidade de um executivo comum - ou seja, muito rapidamente.
A figura abaixo ilustra esse novo cenário:

O SADAS é um exemplo de banco colunar de baixo custo que atende desde pequenas empresas a grandes usuários. Existem outros players no mercado com ótimos preços e excelente relação custo-benefício. Vale à pena considerar esta opção de arquitetura.

 Os impactos dessa dupla são tão evidentes que já conseguimos reduções de custo de projeto da ordem de 60% em relação a qualquer outra solução de mercado que use as tradicionais tecnologias, sem falar no fato mais relevante - Os projetos não são mais feitos em cima de modelos estáticos, mas em cima de informação dinâmica; já se fala de "realtime BI", que pode se aplicar a muitos modelos de negócio. o Excel é um dos produtos mais utilizados no mundo, logo as necessidades de treinamento de usuário são minimas e as possibilidades infinitas, e além do mais ELE JÁ EXISTE NAS EMPRESAS.

Em breve estarei divulgando casos reais desse modelo. Vale à pena conferir.

Nenhum comentário: