quarta-feira, 1 de maio de 2019

Vai um Data Lake ai??

Alguns de vocês já devem ter ouvido esse termo - mas o que é um Data Lake de verdade?

Em essência um Data Lake é um imenso repositório de dados estruturados e não-estruturados que é capaz de prover dados de negócio e  análises em tempo real , se comparados aos modelos tradicionais de data warehouses que possuem uma latência antes de fornecer informação (o tempo de carga causa um delay que em um Data Lake decente não existe).

Data Lakes reunem diversas fontes de dados num único local numa forma mais "liberal" de organização, mas obedecendo sempre a um critério de coerência - são informações de necessidade do negócio. Se é necessário para o negócio precisa ir para o Lake.

Mas o que é necessário? Aquilo que acrescenta valor às áreas e processos de negócio - isso só pode ser estabelecido com engenharia de negócios e arquitetura de dados. Ou seja, um modelo corporativo de negócios e dados são pré-requisitos essenciais para comçar a pensar em um Data Lake. A maioria esmagadora das empresas não possui esses modelos...

É valido pensar em criar um Data Lake? Claro que sim! Mas primeiro responda algumas perguntas:

Sua empresa possui uma visão clara de todos os dados que precisa para dar continuidade ao negócio?
Existe na sua empresa algum departamento que se responsabilize por inventariar essas informações e como elas são utilizadas para gerar resultado? Normalmente essa área se chama arquitetura de Dados..

Existe a visão do dado como acervo estratégico, de forma que há controle na estrutura e qualidade da informação?

Sua alta gestão se está consciente de que o dado é um recurso estratégico e usa isso de forma proativa, participando do processo de captura, entendimento e uso da informação, ou é mais do tipo "bota um SAP ai que resolve"?

Se sua empresa é capaz de responder SIM a esses quesitos vá em frente - é válido criar um Data Lake e consolidar todos os seus dados num único repositório de tempo real de resposta. Caso contrário sente-se e chore - vai perder dinheiro...

Nenhum comentário: