domingo, 24 de fevereiro de 2019

Uma Nota sobre Excel versus Power BI

Muitos já devem ter lido sobre o assunto, então me permitam emitir uma opinião.

Excel e PowerBI são produtos com finalidades diferentes - enquanto o Excel é uma ferramenta de gestão e cálculo genérica, o PowerBI é uma ferramenta de visualização de dados, com funções estatísticas e analíticas, que pode inclusive ser expandida com rotinas em R e Python, para os adeptos de estatística e visualização avançadas.


O Excel em sua versão 2016 é uma das mais completas ferramentas do mercado para análise de números, criação de cenários e estatística do mercado. Um resumo dos recursos mais recentes pode ser lido no link abaixo(Em Inglês)

https://www.globalknowledge.com/us-en/resources/resource-library/articles/10-new-excel-2016-features-you-need-to-know-about/



Para "analytics" básica, o Excel se presta perfeitamente, com diversas extensões, inclusive para o Oracle, que oferece um "addin" gratuito para Excel.


Excel também permite que se use código mais recente, como rotinas em R. Recomendo a leitura do artigo dobre BERT, uma ferramenta que permite o uso de código R com Excel, no link:


O mesmo se dá com Python, sendo que nesse caso é mais eficiente deixar o Python importar as planilhas e aplicar algoritmos nestas. Um link legal de referência é o abaixo(em Inglês):


Agora, no campo da visualização de dados, O PowerBI é simplesmente espetacular. Sua simplicidade em se conectar a diversas fontes de dados(incluindo Excel), a capacidade de ser estendido através de serviços Azure, ou rodar em um servidor on premises(para quem tem SQL Server Enterprise e contrato de suporte), ou simplesmente ser instalado em um PC ou dispositivo móvel não tem igual. 
Power BI também se integra a R e Python de maneira bem simples. 

SQL Server permite em sua versão mais recente (2017) a instalação do R e do Python, o que torna a conexão mais transparente. Caso vocês tenham interesse, me digam e eu publico um artigo sobre o assunto.




Bom, para concluir, é importante saber o que se espera ao decidir sobre que ferramenta utilizar - não existe a tal "migração", exceto se estivermos falando de visualização de dados. Nos demais aspectos, prefiro o Excel.  


UMA ÚLTIMA RECOMENDAÇÃO - NENHUMA DESTAS FERRAMENTAS FUNCIONA CORRETAMENTE SE NÃO TIVERMOS DADOS CONFIÁVEIS PARA TRABALHAR! Isso é atribuição dos analistas e arquitetos de dados que vão fornecer a informação. Pensem nisso ao usar tais ferramentas - confiabilidade é tudo!



Nenhum comentário: