quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Tenha seu próprio BI - basta conhecer a sua informação

Muitas empresas têm me procurado em busca de soluções para BI baseadas em Excel; eu diria que sem um banco de dados que tenha informação de qualidade isso será impossível.

O primeiro esforço para uma base de apoio à decisão é ter certeza da confiabilidade dos dados - por exemplo, você confia nos dados da sua contabilidade? Pode dizer que receitas e despesas são claramente avaliadas?

Com dados confiáveis você ultrapassou 60% do problema - os 40% restantes estão em identificar as áreas de negócio avaliadas e que informações darão suporte à tomada de decisão; um caminho muito comum é avaliar receitas e despesas(que no final é o que conta) e dentro dessas duas categorias definir o que pode ser usado para identificar progresso ou mostrar potenciais problemas.

Com as áreas e a informação que vai formar o acervo de suporte à tomada de decisão, basta identificar qual a melhor maneira de apresentar esses números; a melhor forma (e a mais simples) é a que define as tabelas que mostram o resumo das operações, tabelas pivot do Excel para mostrar isso dinâmicamente e colocar as metas de controle sob formatação condicional, de tal forma que os desvios sejam claramente identificados. Dashboards são as ferramentas de escolha por reunirem esses elementos num unico local.


Quanto aos dados:

Esses devem ser sempre recentes, vindos diretamente dos bancos de dados. Armazenar dados na planilha é um passo para o erro.

Pronto - agora com dados corretos, conceitos claros da informação critica para tomada de decisão e um projeto de apresentação, você pode transformar qualquer aplicação em base para o seu BI.

Nenhum comentário: