Analisar um KPI é na realidade uma atividade complexa - começa ao se determinar o QUE deve ser medido; um KPI é um numero relevante para a empresa e que principalmente serve para orientar o andamento dos negócios, inclusive alertando para potenciais problemas. Mas seria só um número ou há algo mais complexo por trás?
Vejamos um exemplo prático:
No Setor de RH existem centenas de indicadores de desempenho, sendo que um dos mais relevantes é o chamado Headcount - contagem de empregados. Parece simples, não? Mas vamos detalhar um pouco mais.
- Headcount é uma medida absoluta, com valores mensais e anuais;
- Pode ser medido por empresa;
- Pode ser medido por mês e ano;
- Pode ser medido por departamento;
- Pode ser medido por projeto;
- Pode ser medido por tipo(regular ou temporário);
- Pode ser medido por tipo de função;
- Pode ser medido em valores estimados e realizados, para combinações dos itens acima;
- Podemos definir condições de alarme onde vamos ver condições anormais.
- Com base nos headcounts avaliamos a estabilidade da empresa, despesas indenizatórias e outros fatores associados, incluídos nos orçamentos corporativos.
Enfim, um simples número pode dar margem a dezenas de interpretações cabendo ao analista e aos usuários definir que combinações são realmente úteis.
Espero ter ajudado,
--Marco
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