domingo, 16 de outubro de 2011

O Poder da Objetividade - Representações em Dashboarboards

Muito se tem falado sobre os dashboards - a forma mais sofisticada atualmente para representar indicadores gerenciais de altíssimo nivel de consolidação, onde diversos aspectos de um ambiente de negócios são representados em uma única página.



Relatórios gerenciais nada mais são que representações mais expressivas das informações da empresa, mas é preciso um método para a obtenção dos relatórios de forma que os dados tenham sentido e efetivamente auxiliem  as empresas para usar esses dados como recurso estratégico. Aqui vão algumas regras simples mas eficientes para a criação de dashboards eficazes:

1. Foque-se no modelo de representação - se vamos apresentar despesas x receitas ou qualquer outra situação de desempenho precisa haver um CONTEXTO - por exemplo, Contratos - Despesas e receitas de contratos sob todas as óticas possiveis, como cliente, região, produto, situação de venda;

2. Crie um máximo de oito medidas por página e permita que essas medidas possam ser exploradas - o famoso "drill down"; no caso dos contratos podemos ver as perdas distribuídas por cada situação específica, em cada quartil da análise;

3. O cenário não pode ser fixo e sim o conjunto de dados que representa o cenário - se mostro um conjunto de indicadores para um cenário, também posso alterar esses indicadores a qualquer momento, criando outros cenários de análise - o "self-service" que apenas aplicações bem projetadas podem fornecer. E um bom projeto significa aqui ter um amplo conjunto de informações quer possa ser livremente recombinado pelo usuário. Em outras palavras  - ao definir um conjunto de informações que vai fornecer um dashboard, tente sempre que possível definir o maior conjunto de dados possível e que represente sempre o maior numero de possibilidades. Para ampliarmos nossas análises, teremos sempre de rever esse conjunto e termos certeza de que tudo de relevante está nele; caso não esteja, basta agregar os dados restantes e criar novos indicadores de cenário.

As três dicas juntas, mais um bom software de representação(aqui usamos o Vizubi com Excel 2010) são a chave para análises precisas de resultados estratégicos.

Bem-vindo ao novo mundo

Um comentário:

Leon disse...

Olá Marco,

Apenas um adendo ao item 3 - gostaria de reforçar sua tese dizendo que um conjunto de dados será fixo na sua essência, e só irá variar mediante a uma inclusão de dado novo (empresa, filial, produto, etc) ou exclusão (idem), para manter consistência nas análises. Portanto uma análise de um conjunto de produtos fabricados no ano corrente pode conter um produto descontinuado e outro lançado recentemente. Para manter a consistência e a característica de "fixo" (conforme perfeitamente definido na sua dica #3) deve-se isolar o efeito de ambos na análise para não prejudicar o conjunto de dados fixos estabelecidos no ano passado.
Ótimo artigo!
Abs
Leon